terça-feira, outubro 17, 2006

As duas faces da moeda

O que dizer destes dois ultimos jogos? Para os crentes na fé divina, passámos do paraíso para o inferno. Para os mais atentos, este foi um resultado anormal mas a derrota era um resultado provável. Passo a explicar. O jogo com o Desp. das Aves e com a União de Leiria revelaram os seguintes aspectos positivos. Espírito de grupo mais forte, mais confiança, mais entreajuda, mais coesão, mais treinos nas pernas e como resultado destes factores, maior qualidade no futebol praticado. E assim começaram a surgir os golos.



Mas se formos isentos, veremos também que defrontámos adversários muito fracos. O desportivo das aves tem as limitações que toda a gente conhece, e este União de Leiria foi uma equipa irreconhecivel. Essencialmente no capítulo do pressing sobre o portador da bola. Se formos analisar os golos que marcámos vemos isso de uma forma clara. O golo do Nuno Gomes é um exemplo disso. Esta União de Leiria é muito fraca relativamente a anos anteriores. Pelo menos até agora. No entanto foram vitórias que agradaram a todos os benfiquistas sem excepção. Agradou aos (poucos) apoiantes de Fernando Santos e aos críticos deste, pois ficaram todos com a sensação: "A jogar assim se calhar ainda vai dar para ganhar o campeonato!!".



Pura ilusão. Tal como tinha dito aqui à uns tempos neste mesmo blog: "Isto com Fernando Santos perde-se um jogo ganham-se dois, goleia-se num jogo somos goleados no outro." . E parece que estava mesmo a adivinhar! Quem me dera não ter razão!!! Dava tudo para não ter razão! Nada nos faria mais felizes do que Fernando Santos responder em campo com exibições e resultados às criticas, e que levasse a nossa equipa rumo às grandes vitórias e titulos. Quem me dera... Mas isso tem um nome: UTUPIA.



Infelizmente, o jogo desta noite tirou todas as dúvidas, se algumas ainda restassem. Passámos do 8 ao 80 na dificuldade dos jogos, e isso reflectiu-se no resultado final desta noite com o Celtic. Se por um lado os dois últimos adversários do Benfica foram bem fracos, este Celtic apresentou-se forte. Mas perdemos mais por demérito nosso, do que por mérito adversário. No entanto, também tenho de ser justo. A equipa perdeu por 3-0, mas até sofrer o 1º golo o jogo estava equilibrado, e apesar de não criarmos oportunidades de perigo, conseguiamos controlar o jogo. E Fernando Santos tem razão quando diz:


"Depois do 1-0 não podíamos perder a organização e a equilíbrio defensivo. Depois ficou tudo mais difícil. Entre 1-0 e 2-0 tivemos uma bola no poste. Devíamos ter mantido a coesão e acredito que sem o segundo golo podíamos ter marcado."

Tem razão. O problema é que ele não é capaz de evitar que a equipa caia sistematicamente em erros infantis. Foram cometidos exactamente os mesmo erros com o Manchester United por exemplo. Já para não falar na indisciplina na etapa inicial da época, nas criticas na comunicação social aos jogadores....



Enfim, esta época será, com grande pena minha, um enorme desperdicio, e para além do facto de estarmos com pé e meio fora da Liga dos Campeões, vai uma aposta que na Taça Uefa com este treinador vamos logo fora com o primeiro adversário que nos calhar?! Se calhar estou a ser pessimista, mas não estarei eu a ser realista?! Mais uma vez espero estar errado. Sabe Deus como eu quero estar errado! A única boa noticia é que no próximo fim-de-semana devemos vencer. O Estrela da Amadora é mais uma equipa muito fraca, e como jogamos na Katedral da Luz a vitória não nos deve escapar. Pelo menos na próxima semana sei que iremos sorrir. Um sorriso amarelo, mas mesmo assim, um sorriso.

Grande abraço a todo o universo benfiquista, e desculpem o facto de não termos tido tempo para escrever mais vezes. A partir de agora vai voltar tudo ao normal, i.e., vamos escrever diariamente.

6 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Antes de ler a tua opinião sobre o jogo de hoje...discordo do que li agora na bola...acho que o benfica fez uma exelente primeira parte...ao nivel do jogo liverpool -benfica da epoca passada... agora na 2º parte tivemos azar ao sofrer golos ....e um imensa falta de pontaria para os marcar. O 3º golo IRRITOU-me completamente..visto que estavam a pedir e o jogosó acaba quando o arbitro apita.

P.S. de quem tenho mais pena é do fernado santos...treinador que ja disse que nao gosto ..mas que acho que montou uma boa equipa e uma boa estratégia para o jogo de hoje..epá melhor só se o gajo pudesse marcar golos.... agora vamos ver como recupera a equipa.

10:52 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

"o grau do sucesso desportivo do Benfica esta época seria inversamente proporcional ao tempo que se perdesse até "rescindir amigavelmente" com o engº"

Nem mais!

12:18 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

FONSAS, Nem mais... Mais uma vez FS culpa os jogadores pela derrota. Os jogadores do Benfica não têm culpa que este treinador de merd... não transmita determinação,garra e tranquilidade aos jogadores. O Benfica não tem um fio de jogo, a exibição de Leiria deve-se exclusivamente ao talento dos jogadores do Benfica. Como é possivel que um plantel com tanta qualidade esteja a ser dirigido por um incompetente...

12:36 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Não sou o Miguel do 1º comentário. Fica Miguelito. Saudações Benfiquistas

12:38 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

ó analfabruto, vai aprender a escrever ! é UTOPIA e não utupia ! e mama lá mais 3 secos que é por causa das tosses ! ainda vão passar a ser conhecidos como o «clube da chapa 3». foi o Sion, o Sporting, o AEK, o Boavista e agora o Celtic...LOOOOL mas que anedota este clube

3:33 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Do que estavam á espera ?

Quando um treinador só pensa em defender e tem medo, até da propria sombra o resultado é este

Ser-se treinador do Benfica, é jogar para ganhar, seja o Real Madrid ou o Olivais e Moscavide, é claro que nem sempre se pode ganhar, mas o que conta é a garra, a vontade de ganhar, tornar o clube temido, o Celtic por exemplo, não tem grandes jogadores, mas toda a Europa sabe, que é um clube que luta do 1º ao ultimo minuto, que nunca vira a cara á luta, o FS sabia disso e tremia que nem varas verdes, pode ser uma boa pessoa, pode ser muito honesto, mas não tem a chama de vencedor e transmite isso aos jogadores, quando entram em campo, já vão com medo, embora eu também reconheça, que Benfica não tem um lider em campo, o Rui Costa faz muita falta, não só pelo que joga, mas acima de tudo pelo respeito que os restantes jogadores lhe têm, tornando-o o lider desta equipa

Enfim, melhores dias virão

7:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Estou no Blog.com.pt PT Bloggers a directoria de blogs Portugueses Locations of visitors to this page
  • As fotografias utilizadas neste blog são provenientes de várias fontes, como os jornais 'A Bola', 'O Jogo', 'Mais Futebol', 'Infordesporto', 'Rádio Renascença', sites das claques oficiais de clubes, blog de referência 'terceiro anel', sites e blogs oficiais e não oficias de clubes, e também de orgãos de comunicação social estrangeiros e motores de busca (Sapo, Google, Altavista). Se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo neste sítio comunique-nos, e será retirado. Obrigado.