Benfica 2 - Bordéus 0 -> Apreciação individual dos jogadores
Apreciação individual dos jogadores presentes no jogo de apresentação:
Moretto: É o costume. Anda a desperdiçar oportunidades atrás de oportunidades, vendo assim o seu crédito esfumar-se perante FS. É um guarda-redes com potencial para ser um dos melhores do mundo, pois tem uma estrutura física, instintos e reflexos de nivel mundial. Mas a nivel do chamado "jogo de mãos" é dos piores do mundo. Ainda cheguei a pensar que seria nervosismo, mas após a noite de ontem fiquei com a certeza de que está longe de ser só isso, pois sacudir bolas para a frente da defesa ou não segurar bolas fáceis tem muito mais a ver com técnica de guarda-redes do que com outra coisa!! Enfim, é com grande tristeza que vejo um guarda redes com este talento afundar-se desta forma. Está a dar razões aos críticos e neste momento é hora de dar oportunidade a outro.
Alcides: É um jogador veloz e com elevado sentido posicional. Melhorou muito desde que veio para o Benfica e está agora um jogador muito mais capaz e confiante. Subiu pouco no terreno, mas a defender foi uma autêntica limpeza. A escolha entre Nélson e ele não vai ser fácil!
Anderson: Aí está o grande Anderson da época passada. Na ausência do mestre Luisão, o talentoso aprendiz Anderson está a mostrar serviço. Há quanto tempo não tinhamos uma dupla de centrais assim Meu Deus!! Para mim é das melhores do mundo. Não tarda nada temos Andersson na selecção brasileira...
Ricardo Rocha: Fez um grande jogo. Ao lado daquele que vai ser o grande adversário durante toda a época na luta pela titularidade, fez um excelente jogo e a sua actuação teve como ponto alto um corte acrobático já dentro da grande área. Está a aprender a arte de bem defender sem recorrer à falta com os seus companheiros de sector, e pergunto se alguém ainda se lembra daquele R. Rocha que fazia 6-7 faltas/jogo sendo duas delas a varrer?! Se dantes tinhamos um brutamontes, agora começamos a ter classe. Espero que seja para continuar Ricardo, a tua carreira (selecção nacional) e o Benfica agradecem...
Léo: Mais um grande jogo do rato mais rato do plantel. Ele corre finta, corta, salta mais alto que o seu adversário de 1m70, vai ao meio ajudar a fechar. È tudo dele. Embora... ontem à noite tenha vindo fechar muito ao meio e dado muito espaço nas laterais. Cuidado com isso Léo! Não está lá o petit para fechar não é?!
Katsouranis: Mais uma vez, deu para ver que ainda se apresenta sem velocidade. Tem uma boa qualidade de passe, perde poucas bolas a meio campo, e de vez em quando lá sai um bom passe a rasgar a defesa, sendo que neste jogo já mostrou maior agressividade. Penso que ainda lhe falta no entanto um pouco mais de atrevimento em zonas mais avançadas no meio campo.
Nuno Assis: Bem, depois de 8 meses e uns trocos sem jogar, Nuno Assis regressa a um jogo oficial após castigo (merecido ou não). Viu-se que perdeu muito do seu futebol nestes meses de ausência e, apesar da sua enorme entrega ao jogo e vontade de se mostrar, que são de louvar, pouco ou nada mostrou. Um ou outro passe bem medido, uma finta ou outra mas nada de relevante. Estou para ver a decisão de Fernando Santos sobre a possivel dispensa de Nuno Assis, mas tenho um palpite que é para ficar. Dúvido que seja uma boa opção, mas como também não temos melhor...
Karagounis: Excelente na luta e pressing a meio campo (exemplar até!) mas sofreu de uma enorme falta de objectividade atacante. Uma situação que não deixa de ser estranha, pois este era um jogador no Inter com uma excelente capacidade no 1x1 e com um tipo de futebol "vertical". Neste momento é um jogador que "complica" a meio campo, mete a bola para o lado e para trás e raramente faz um passe a rasgar como é obrigatório na sua zona do terreno. Ontem jogou no lado direito do losângo e mostrou mais do que no lado contrário, mas mesmo assim é insuficiente para aquilo que se exige.
Rui Costa: Apesar de ter durado apenas a 1ª parte (calculo que se tenha andado a poupar, e se bem o pensou, melhor o fez), teve pormenores de classe que só ele consegue ter. Já não consigo imaginar o jogo do Benfica sem Rui Costa. É um jogador que imprime uma classe e beleza ao jogo do Benfica como há muito não via. Espero que a idade não lhe pese durante a época, porque com um Rui Costa a jogar assim vamos ter uma época de sonho meus amigos.
Miccoli: O pequeno bombardeiro fez das dele!! Ele e Rui Costa, ou muito me engano vão dar espetáculo como há muito não se vê em Portugal (desde a equipa de José Mourinho com Deco e companhia). Marcou um golo que só ele poderia marcar, de bicicleta após um erro desentendimento defensivo (ok, o beto também poderia ter marcado um golo assim se tivesse tropeçado no relvado e dado uma cambolhota e tocar com o rabo para o fundo da baliza). Depois, mais um remate que, mais uma vez só ele poderia ter feito, um chapéu em arco, com um efeito manhoso, que o guarda-redes Ranhesé foi buscar. Raios o parta. Seria um grande, grande golo. Para além disse, corre que se farta para pressionar os defesas! Grande Miccoli!
Mantorras: Patorras, como também é conhecido, fez um bom jogo. Pronto, fez um jogo assim assim. Ok, pronto, não jogou nada. Teve uma boa oportunidade para marcar após uma jogada "galática" de Rui costa e Miccoli, mas... como já todos conhecem o patorras, tinha de fazer uma finta e deixou o defesa contrário fazer o corte para canto. De resto, desmarcou-se muito, protegeu bem a bola (o que até nem costuma fazer!) mas o cansaço acabou por vencê-lo. Mas o que me deixou verdadeiramente preocupado (mas não surpreso) foi ver Mantorras a... coxear. Após 5-10 minutos da 2ª parte começou a coxear e foi nesse preciso momento que Mantorras desapareceu do jogo. Será que fui só eu que vi isso?!
Após as substituições:
Moreira: Se fosse possivel fundir as qualidades de Moreira às de Moretto acho que tinhamos um Buffon, o que significava que tinhamos um dos melhores guarda redes do mundo na nossa baliza. Infelizmente isso não é possivel... Digo isto porque Moreira é um excelente lider na baliza, pois fala, protesta e incentiva os companheiros do sector defensivo e para além disso é um jogador que dá uma enorme segurança, pois sai muito bem da baliza antecipando-se aos adversários e, para além disso defende com muita segurança. Mas depois falta-lhe o que tem Moretto, "instintos e reflexos de nivel mundial". E isso ele não tem, ou tem muito pouco. Como sempre, defende apenas o que é defensável. O que é dificil, pura e simplesmente não consegue. Tem de ganhar experiência.
Nélson: Aos poucos e poucos está a voltar ao seu nivel habitual. Grande capacidade de arranque, bom reportório de fintas a deixar a roer de inveja qualquer extremo, e com a capacidade de tirar bons cruzamentos que... devido à falta de altura dos avançados é geralmente desperdiçada. Fez um bom jogo mas nota-se que esta história de andar sempre a alternar entre a esquerda e a direita anda a afectar a sua regularidade. Parece que a sua lesão se encontra totalmente debelada, o que é uma excelente noticia.
Marco Ferreira: É um jogador que nunca admirei, pois dos seus pés sai muito pouco, no entanto possui uma cacteristica que agrada a qualquer treinador: uma enorme vontade de trabalhar. Está a fazer de tudo para ficar no plantel, mais que nenhum jogador no plantel, mas isso pode não lhe valer um lugar no plantel. Mas o que mais interessa num jogador é o seu futebol, e isso infelizmento Marco Ferreira não tem.
Diego: Uma pequena/grande desilusão. Não é aquele jogador com garra e capacidade de passe longo. Tem alguns bons pormenores, mas apresenta grandes lacunas. Uma delas é a velocidade, não tem. Se calhar é por ser pré-época, mas duvido. Depois, a nivel posicional não é muito mau, mas também não é muito bom, não tendo assim, perfil para jogar na posição de trinco. Assim, o que ele tem mostrado é apenas uma razoável capacidade de passe curto, e um remate forte. Está a um passo de ser dispensado...
Beto: Corre, luta, trabalha e... perde algumas bolas. Devido à pressão a que está sujeito pelos sócios e simpatizantes, já não arrisca tanto no capitulo do passe, limitando-se a fazer passes simples para os defesas ou para os outros jogadores do meio campo.
Paulo Jorge: Pouco tinha mostrado até agora e neste jogo conseguiu um duplo destaque. Uma assistência para golo, com um bom cruzamento para a nulidade Marcel marcar, e uma expulsão. Que apresentação mais estranha!
Manu: Pouco se mostrou, e pouco fez para se mostrar. Fez alguns arranques, mas parece que está a acusar sobremaneira o facto de ser um dos possiveis jogadores a ser dispensados. Fernando Santos não parece apostar muito nele...
Marcel: A habitual nulidade marcou um golo. Um bom golo por sinal, com um bom cabeçeamento. Nada mau para quem não costuma produzir nada. Mostrou uma maior disponibilidade física, mas ainda assim muito longe daquilo que é necessário para um jogador vestir a camisola do Benfica. Se ficar no plantel não vai marcar mais do que 3-4 golos no campeonato, vai uma aposta?!
Manduca: Bem, se já tinha mostrado pouco na pré-época, então ontem não mostrou nada. Umas corridas, perdeu alguns lances no confronto físico e não produziu nada digno de resgisto. Era bem emprestado.
Não clique aqui!!
1 Comentários:
Hey what a great site keep up the work its excellent.
»
Enviar um comentário
<< Home