terça-feira, junho 06, 2006

Gil Vicente despromovido!!?

Ainda falta o recurso, mas os adeptos do clube de Belém já podem sorrir e fazer a festa. Parece que falta pouco para a concretização dos seus objectivos e esperamos que a descida tenha sido apenas um pesadelo numa noite já longínqua. :) Os nossos sinceros parabéns aos adeptos do blog: belenenses.blogspot.com que, julgo eu, muito contribuiram para este desfecho nunca desistindo de fazer ouvir a sua voz junto da comunicação social portuguesa, e junto do organismo da FIFA. Parabéns e bem-vindos à Primeira Liga.

As noticias:

A BOLA



"Razão ao Belenenses Gil despromovido

A Comissão Disciplinar da Liga ontem reunida resolveu dar razão ao Belenenses no polémico caso Mateus, o que significa a manutenção do clube do Restelo na Liga e a despromoção do Gil Vicente à Liga de Honra.

Mateus está no epicentro de uma polémica que deve redundar na despromoção do GilApesar do clima de confidencialidade que ainda envolve o processo, na medida em que só hoje as partes envolvidas irão ser notificadas, a ABOLA conseguiu apurar que aquele órgão jurisdicional deliberou responsabilizar o Gil Vicente por violação do artigo 63.º do Regulamento Disciplinar da Liga, o qual determina que quem recorrer aos tribunais comuns sem autorização da Liga de Clubes e da Federação Portuguesa de Futebol será punido com «pena de baixa de divisão». Os pormenores da votação são obviamente desconhecidos, mas sabe-se que dos quatro elementos que compõem a Comissão Disciplinar, um deles, Domingos Lopes, advogado de profissão, declarou impedimento e não esteve presente por ser familiar de um dirigente do clube de Barcelos. Esta medida, recorde-se, só não assume carácter definitivo na medida em que é passível de recurso para o Conselho de Justiça da FPF. O caso Mateus, conforme ficou conhecida a polémica transferência do jogador do Lixa para o Gil Vicente, tornado público em primeira mão nas páginas de A BOLA, adquiriu forma em consequência do recurso do Gil Vicente aos tribunais comuns para tentar fazer vingar uma posição que lhe fora recusada em face da legislação desportiva. A primeira acção interposta no Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga não teve efeitos, dado o juiz ter considerado que se tratava de uma questão eminentemente desportiva. Não satisfeito, no entanto, o Gil Vicente recorreu ao Tribunal do Porto que lhe deu razão e que depois, em face da exposição da FPF, considerou sem efeito a sua primeira decisão. Entretanto, Mateus fora autorizado a alinhar em quatro jogos. A questão principal, porém, não se prende com a legalidade ou não da utilização do jogador mas sim com o comportamento assumido pelo clube de Barcelos que violou um princípio considerado intocável pela FIFA, ao ponto de ter sido ela própria a questionar a FPF sobre os contornos deste processo, cujo primeiro passo para despromover o Gil Vicente foi dado pela Comissão Disciplinar da Liga."


RTP




"Gil Vicente desce à Liga de Honra
O Gil Vicente vai ser castigado com a descida para a Divisão de Honra, mantendo-se o Belenenses no escalão principal do futebol português, devido ao chamado "caso Mateus".

A Comissão Disciplinar da Liga decidiu segunda-feira dar razão ao Belenenses no protesto que apresentou contra o Gil Vicente, por este clube ter recorrido aos tribunais comuns para resolver uma questão desportiva, o que é proibido pelos regulamentos.

A decisão da Comissão Disciplinar da Liga é passível de recurso para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol.

O "caso Mateus" refere-se à inscrição do jogador na Liga como futebolista profissional ao serviço do Gil Vicente, na sequência de uma transferência do Lixa, onde o jogador tinha o estatuto de amador.

A inscrição do jogador veio a ser recusada pela Liga, por ter o estatuto de amador, levando o Gil Vicente a recorrer aos tribunais comuns.

Um primeiro requerimento ao Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga foi indeferido, por o tribunal ter considerado tratar-se de assunto do foro desportivo.

O clube de Barcelos recorreu depois ao Tribunal do Porto, que lhe deu razão.

Com base nesta decisão, o jogador foi inscrito e disputou quatro jogos no campeonato de 2005/2006.

Mais tarde, o mesmo tribunal do Porto, face a uma exposição da Federação Portuguesa de Futebol, considerou sem efeito a primeira decisão.

A questão levantada pelo Belenenses tem a ver com o facto do clube de Barcelos ter recorrido aos tribunais comuns, sem autorização da Liga de Clubes e da Federação Portuguesa de Futebol, para resolver uma questão desportiva, o que é proibido pela FIFA e pelo Regulamento de Disciplina da Liga.

O artigo 63 do Regulamento determina que a pena a aplicar a quem recorrer aos tribunais comuns é a "baixa de divisão".

Com 39 pontos, o Belenenses ficou em 15 lugar na Liga Betandwin da época 2005/2006, sendo o último a descer à Divisão de Honra, acompanhando Vitória de Guimarães, Rio Ave e Penafiel.

A descida de divisão do clube de Belém tinha ficado consumada na última jornada, ao perder por 1-0 precisamente com o Gil Vicente, no terreno do adversário.

Se o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol confirmar a decisão da Comissão Disciplinar da Liga, o Gil Vicente, que se classificara em 12.º lugar com 40 pontos, desce à Divisão de Honra, mantendo-se o Belenenses no escalão principal."


SIC ONLINE

"Gil Vicente despromovido

Clube recorreu a tribunais comuns para resolver uma questão desportiva


O Gil Vicente vai ser castigado com a descida para a divisão de Honra, enquanto que o Belenenses vai manter-se na Primeira Liga, noticia hoje o jornal A Bola. A troca deve-se à polémica em torno do chamado “caso Mateus”.


De acordo com o jornal A Bola, a Comissão Disciplinar da Liga decidiu, esta segunda-feira, dar razão ao Belenenses no protesto que apresentou contra o Gil Vicente.

Em causa está o facto do clube de Barcelos ter recorrido aos tribunais comuns para resolver uma questão desportiva, o que é proibido pela FIFA e pelo Regulamento de Disciplina da Liga.

O "caso Mateus" refere-se à inscrição do jogador Mateus na Liga como futebolista profissional ao serviço do Gil Vicente, na sequência de uma transferência do Lixa, onde o jogador tinha o estatuto de amador.

A inscrição de Mateus veio a ser recusada pela Liga, devido ao seu estatuto de amador. Perante a decisão, o Gil Vicente recorreu aos tribunais comuns.

O primeiro requerimento, enviado ao Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga, foi indeferido porque o tribunal considerou tratar-se de assunto do foro desportivo. O clube de Barcelos recorreu depois ao Tribunal do Porto, que lhe deu razão.

Com base nesta decisão, o jogador foi inscrito e disputou quatro jogos no campeonato da época 2005/2006.

Mais tarde, perante uma exposição da Federação Portuguesa de Futebol, o tribunal do Porto, considerou sem efeito a primeira decisão.

A decisão tomada ontem pela Comissão Disciplinar da Liga é passível de recurso para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol.

Se o Conselho de Justiça confirmar a decisão da Comissão Disciplinar da Liga, o Gil Vicente, que se classificou em 12º lugar, desce à Divisão de Honra, enquanto o Belenenses, o último clube a descer de divisão na época passada, se mantém no escalão principal."

Saudações Benfiquistas

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

Estou no Blog.com.pt PT Bloggers a directoria de blogs Portugueses Locations of visitors to this page
  • As fotografias utilizadas neste blog são provenientes de várias fontes, como os jornais 'A Bola', 'O Jogo', 'Mais Futebol', 'Infordesporto', 'Rádio Renascença', sites das claques oficiais de clubes, blog de referência 'terceiro anel', sites e blogs oficiais e não oficias de clubes, e também de orgãos de comunicação social estrangeiros e motores de busca (Sapo, Google, Altavista). Se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo neste sítio comunique-nos, e será retirado. Obrigado.